quarta-feira, 22 de junho de 2011

Caro Dr. Frank


Estou avaliando a psicoterapia enquanto profissão. Sou uma pessoa muito amável. Eu não procurei terapia porque tenho uma vida feliz em uma família maravilhosa. Procuro ajudar pessoas desafortunadas e tenho socorrido pessoas em sofrimento. Sou especialmente sensível a isso. Esforço-me para resgatar as pessoas de situações difíceis e aliviá-las de suas dores. Eu poderia dedicar-me a pessoas que não podem proteger a si mesmas desenvolvendo os cuidados necessários. O senhor acha que eu seria um bom terapeuta?
Não! De modo algum torne-se um terapeuta. Psicoterapeutas devem ser capazes o suficiente para tolerar o sofrimento para ensinar as pessoas a esquivar-se dele e sobreviver a ele. Se você deseja tornar as pessoas saudáveis e fortes, procure trabalhar em uma academia de ginástica. Se você quiser aliviar as pessoa de suas dores, tente trabalhar em uma farmácia. Se quer resgatar as pessoas dos perigos, aproxime-se do Corpo de Bombeiros. Se deseja protegê-las, então trabalhe como guarda em alguma penitenciária. Se, ainda, quer colocá-las em um lugar a salvo de tudo, organize uma loja de artigos funerários.
Torne-se psicoterapeuta somente se ficar absolutamente fascinado pela condição humana e se estiver plenamente determinado a resolver muitos quebra-cabeças. Torne-se psicoterapeuta somente se você puder confrontar-se com a miséria – em suas várias facetas – sem procurar extingui-la. Um psicoterapeuta deve achar-se suficientemente em condições de respeitar o sofrimento das pessoas para ajudá-las a aprender como resgatar a si mesmas desse sofrimento.
Muitos dos problemas causados por psicoterapeutas – e existem muitos – são provenientes da sua incapacidade de tolerar o sofrimento e as emoções do viver e, então, procuram proteger as pessoas.

Algumas das pessoas mais amáveis do planeta tornaram-se terapeutas terríveis.
(Texto extraído da Revista Psycology Today, jan-feb/95)
Ei! Isso não quer dizer que nós psicólogos não somos amáveis, e não amamos ao próximo. Nós não somos apenas psicólogos, somos também, Seres Humanos !!
Bj a todos

DTA

Um comentário: